terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Rótulo das Conservas de pêssego José Sacco & filhos


Eis aqui uma relíquia familiar descoberta, muito recentemente, por minha filha Giullia, Trata-se do rótulo da indústria de conservas fundada pelos nossos ancestrais, em 1906, quais sejam,  meu trisavô, Giuseppe Sacco e seus filhos (Vincenzo e Domingos Sacco). Mas penso que devemos reverenciar  também a memória de Maria Rosa Pacelli, de quem infelizmente não disponho de uma só foto.
Esta senhora era de família importante na Itália. Sabe-se que era tia do Papa Pio XII (Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, nascido em Roma, em 2 de março de 1876. Havia, inclusive, correspondências enviadas pelo Papa Pio XII aos familiares de Pelotas com o brasão do Vaticano. Lamentavelmente, tudo isso se perdeu, ficando apenas a lembrança do orgulho que sentiam seus parentes aqui em Pelotas. Notem que no selo das conservas a palavra pêssego é escrita com c.
Outro detalhe importante é a localização da fábrica, sito à Rua General Victorino nº 35, e que atualmente corresponde à Rua Anchieta.
Em minhas pesquisas encontrei uma informação interessante no Boletim nº 15, página 7 da Associação Comercial de Pelotas, datado de 04/12/1937. Lá constava que a indústria de Conservas de Vicente Sacco havia exportado para a Itália, entre 28/11 e 04/12, 10 volumes de compotas de pêssego, num total de 273 kg que perfaziam a importância de 965.000 Réis. Ou seja, às vésperas de deflagar-se a II Guerra Mundial, meu bisavô exportava pêssegos em conserva para a pátria-mãe.

2 comentários:

  1. Olá. Estou buscando informações históricas sobre esse rótulo. Com quem poderia falar a respeito? Obrigado pela atenção desde já.

    ResponderExcluir
  2. oi Roberto, esse rotulo a minha filha conseguiu junto ao Arquivo Público do RS. O que você precisa saber a mais?

    ResponderExcluir